Livro sobre NDE * EQM * Espiritismo

>
>

2716

Andei durante muito tempo à procura de estudos espíritas sobre as Experiências de Quase-Morte, também chamadas Experiências de Morte Iminente (NDE em Inglês, EMI em francês, EQM em português).
Tive conhecimento delas há já muito tempo; escutei, vi e li grande número de depoimentos de experiencistas (consultar os outros temas aqui desenvolvidos a respeito de Stephan von Jankovich a respeito dos estudos do Dr. Pim Van Lommel etc.)
Fui investigando, certo de que acabaria por aparecer um estudo espírita a esse respeito.
Como isso não aconteceu, se calhar por falta de sorte ou pela pouca visibilidade de algum estudo existente, RESOLVI FAZER EU UM LIVRO sobre esse tema.
Falta dizer que sempre relacionei de forma muito surpreendida a experiência das pessoas que fazem tais depoimentos e o conteúdo do saber espírita.
Passados estes últimos anos, muitas e muitas horas de documentos lidos e depoimentos analisados, essa convicção persiste.

NDE * EQM * Espiritismo /para impressão fácil

para aceder ao PDF, é favor clicar

Peço e espero, para além do trabalho de lerem, as observações críticas dos meus amigos espíritas ou não espíritas.

Amistosas saudações

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

uma luz pelo reino das sombras
Costa Brites, acrílico s/ papel

Este trabalho vai ser colocado na net livre de direitos dentro do princípio espírita: “Dai de graça o que de graça recebeis”.
Seria impossível fazer este pequeno estudo se não recorresse a depoimentos de “experiencistas” que o autor considera, em princípio, património da humanidade.
Quanto às traduções e comentários que publico, são acompanhados das respetivas fontes.
Pede-se a quem citar os conteúdos deste trabalho que faça o favor de referir a origem e que – se acharem adequado – divulguem o endereço deste blogue.

Agradeço aos leitores a remessa de críticas, sugestões e contribuições
que entenderem por bem fazer

espiritismo.cultura@gmail.com

.

.

.

.

.

.

.

Sobre espiritismo cultura

A Realidade desta e de outras vidas
Gallery | Esta entrada foi publicada em NDE EQM, NDE EQM - Espiritismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

6 respostas a Livro sobre NDE * EQM * Espiritismo

  1. O enlevo de um carinho conhecido; pelas asas dos sonhos do Zapata e do Delfim Pires ao outro lado da vida pois então; qual “partícula de Deus” ora “Big Bang” tanto ruído; à Cristina, ternura, avó, um átomo que rodopia, com alegria, em turbilhão!

    Parabéns amigo Brites!…
    Gilberto Ferreira

    • espiritismo cultura diz:

      Caro Gilberto,
      Graças a todo o sentimento que por aqui anda à solta, és outra das figuras que já me conhece muito bem por dentro, sem me teres visto ainda uma única vez por fora (o que acabará um dia por acontecer, nem que seja… no perispírito!…)
      Grande abraço
      JCB

  2. Carlos Jorge diz:

    Meu Caro,
    Saudações de um brasileiro. Tomei conhecimento mais aprofundado das EQM (NDE) há pouco tempo (claro que desde há muito tempo ouço falar a respeito…) pelos sérios trabalhos do Doutor van Lommel, Dr. Greyson dentre outros. Assim como o interessante volume “The Handbook of NDEs: Thirty Years of Investigation” compilado pelos pesquisadores Greyson (citado acima), Miner Holden, Janice e James, Debbie, e também pelos mais variados casos isolados ou não publicados pela internet e pelos meios de informação mais variados. Desde então venho buscando publicações e referências às conexões mais concretas entre a Doutrina Espírita e as EQM, por motivos óbvios. Tenho tido pouco sucesso, apesar de eu ter achado algumas iniciativas interessantes nos EUA e no Brasil. Mas lembremo-nos que, como também ressaltado pelo senhor mesmo, o Brasil é o “estandarte central” do Espiritismo no mundo atualmente, e assim sendo, ainda que digno dos nossos maiores agradecimentos, o “output” de publicações literárias vindos de um país cujo baixo nível da pesquisa académica e o deficit educacional é tão representativo, não poderia ser outro senão esta “salada” de pseudo-filosofias e achismos (sic). Esta é a impressão para mim e aliás, sempre foi motivo de conversa entre meu Pai e eu, claro que eu assumo este julgamento não como uma verdade universal, mas para mim é a realidade. Graças a Deus que mesmo assim, ainda há um grande número de obras consistentes e digamos que “iluminadas e que nos iluminam também” que assim designo, pois consigo entendê-las. Estou realizando o download do teu trabalho para que eu possa ler. Muito Obrigado mesmo! Espero que possamos manter contato.

    Atenciosamente,
    Carlos Cruz

    ps: É interessante observar à alta absorção das NDE pelos protestantes e católicos nos USA. Ainda que sejam relutantes à reencarnação.

  3. espiritismo cultura diz:

    Caro Carlos Jorge,

    É para mim um privilégio notável e um êxito destacado para este trabalho receber um contacto tão interessado e caloroso como o seu.
    Nesta resposta ao seu comentário está incluída a parte correspondente ao correio pessoal já entretanto ocorrida entre nós e de que os outros visitantes não têm, naturalmente, conhecimento.
    Foi para isso que foi feito este “espiritismo cultura”. Como digo em vários outros sítios sou uma pessoa singular, completamente independente de federações, organizações e outras complicações, sem o mínimo intuito de poder ou de influência pessoal.
    Que desejo no entanto tocar as pessoas de modo sensível, disso não tenhamos dúvidas. Porque esse é o sentido filosófico mais insigne da ideia do espírito: crescer e multiplicar-se, passar de boca em boca, frutificar nas almas como nos campos vicejam as plantas e nos mares se multiplicam os cardumes de seres pacíficos e prateados e nos largos céus migram os grandes bandos de alados seres impávidos e palpitantes.
    Não vou explicar hoje mais nada porque não é preciso. Se o toquei a si da forma que o fiz, já valeu a pena espalhar aqui toda esta canseira de palavras.
    Como eu costumo dizer, repetidas vezes, no início das minhas preces: graças a Deus, louvado seja Deus; graças a Deus, louvado seja Deus; graças a Deus, louvado seja Deus.
    JCB

    PS.: de resto, temos muito que conversar!…

  4. Prezado Costa Brites, parabéns pelo trabalho de pesquisa!

    • espiritismo cultura diz:

      Caro Raphael Carneiro,

      Obrigado pela atenção dispensada. Se desejar, pode fazer o favor de divulgar.
      Fraternas saudações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s