OBSESSÃO/AUTO-OBSESSÃO – um tema importantíssimo

Apresenta-se ao fundo, em documento pdf tratado graficamente para permitir uma leitura fácil, uma obra muito importante que trata deste tema e que todos podem ler para conveniência própria e elucidação geral: “Obsessão, o Passe, a Doutrinação”, de José Herculano Pires. Como anexo, um artigo de Heloísa Pires, filha do autor e empenhada divulgadora e estudiosa do espíritismo, que documenta a vastíssima experiência de seu pai na esclarecida e generosa actividade da desobsessão.

A abrir, sugiro uma leitura do que a seguir se expõe:

Muitas das pessoas que procuram os centros espíritas não se encontram apenas interessadas em alargar o seu conhecimento da doutrina espírita. Trazem consigo problemas para os quais não conseguem por si mesmas solucionar, julgando que só pelo milagre dos espíritos ou  pela clarividência de um médium dotado conseguirão resolver. Ignoram os mecanismos da sua própria perturbação, que seria muito mais fácil de localizar e vencer – se compreendessem as respectivas origens.

Há, portanto, uma forma muito  perigosa de obsessão que é aquela que provocamos em nós mesmos e que só se resolve se forem compreendidas as razões científico-espirituais e doutrinárias que envolvem a atitude própria de cada um.  Lá voltamos ao entendimento essencial da natureza das coisas, às quais ninguém pode fugir.

ATENÇÂO: a informação aqui contida, sendo importante para todos, não pretende desvalorizar de forma nenhuma a frequência de um autêntico centro espírita (que siga honestamente os princípios da doutrina e que – de acordo com a mesma – forneça todo o auxílio fraterno DE FORMA COMPLETAMENTE GRÁTIS).

Comecemos por uma ponta:

A Lei manda que amemos a Deus sobre todas as coisas, mas ordena também que amemos o próximo como a nós mesmos!…  Acontece que nós também somos um “próximo”, aquele que melhor conhecemos, pelo que nos devemos também amar de forma limpa, esclarecida e construtiva!…

A suspeição de obsessores externos à nossa pessoa é um fantasma que arrastamos connosco sem sentido devido às tendências de carácter negativo que cultivamos dia a dia.

É para isso que serve a elucidação consoladora dos assuntos da doutrina espírita, é para isso que serve a educação que temos de fazer em nós para desenvolver pensamentos positivos e elevados, é para isso que serve a o sentimento de resignação purificador da alma perante as adversidades e é para isso que serve o lenitivo fundamental da prece!…

Todos os sentimentos de culpa, toda a falta de auto-estima, toda a má vontade e os sentimentos de negatividade que alimentamos no íntimo se viram contra nós e devem ser vencidos pela positiva.

A esmagadora maioria das coisas que connosco se passam, são de nossa própria e exclusiva responsabilidade, de nada adiantando estar a alimentar causas externas, fantasiosas e sem fundamento, que só nos afligem porque nós lhes abrimos a porta!…

.

Leiam o LIVRO DOS ESPÍRITOS, vem lá tudo explicado:

Pergunta 473; Pode um Espírito, momentaneamente, revestir-se do invólucro de uma pessoa viva, quer dizer, introduzir-se num corpo animado e agir em substituição do Espírito que nele se encontra encarnado?

Resposta: O Espírito não entra num corpo como se entra numa casa; assimila-se a um Espírito encarnado que tem os seus mesmos defeitos e as suas mesmas qualidades, para agir conjuntamente; mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer sobre a matéria de que está revestido. Um Espírito não pode substituir-se ao que se acha encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até ao tempo marcado para o termo da existência material.

Pergunta 475; Pode uma pessoa, por si mesma, afastar os maus Espíritos e libertar-se do seu domínio?

Resposta: Sempre se pode sacudir um jugo, quando se tem uma vontade firme.

Pergunta 479: A prece é um meio eficaz para curar a obsessão?

Resposta: A prece é um poderoso socorro para todos os casos, mas sabei que não é suficiente murmurar algumas palavras para obter o que se deseja. Deus assiste aos que agem, e não aos que se limitam a pedir. Cumpre, portanto, que o obsidiado faça, de seu lado, o que for necessário para destruir em si mesmo a causa que atrai os maus Espíritos.

Segue o documento pdf que foi referido de início; trata-se da obra de José Herculano Pires, a Obsessão, o Passe, a Doutrinação:


Fala sobre a obsessão e da união da psiquiatria e do espiritismo, na cura da mesma.O passe suas origens, aplicações e efeitos. A doutrinação sua psicologia e os recém-desencarnados.

A Obsessão – caracteriza-se pela ação de entidades espirituais inferiores sobre o psiquismo humano. Kardec distinguiu três graus do processo obsessivo: obsessão simples, subjugação e fascinação.
O Passe – todo poder e toda eficácia do passe espírita dependem do espírito e não da matéria, da assistência espiritual do médium passista e não dele mesmo.
O passe espírita é simplesmente a imposição das mãos, usada e ensinada por Jesus como se vê nos Evangelhos.
A Doutrinação – as práticas do exorcismo, até hoje vigentes no Judaísmo e no Catolicismo, destinam-se a afastar o demônio de maneira agressiva e violenta.
No Espiritismo o método empregado é o da persuasão progressiva do obsessor e do obsidiado. É o que se chama doutrinação, ou seja, esclarecimento de ambos à luz da Doutrina.

PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO PDF CLICAR NO TÍTULO ABAIXO:

Obsessão, o Passe, a Doutrinação

Sobre espiritismo cultura

A Realidade desta e de outras vidas
Gallery | Esta entrada foi publicada em Biblioteca, OBSESSÃO/AUTO-OBSESSÃO um tema importantíssimo, Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a OBSESSÃO/AUTO-OBSESSÃO – um tema importantíssimo

  1. Uma vez mais somos presenteados pela elevada sensibilidade, o rigor científico e a pertinente problemática Espírita, servidos com esmero por “palavra luz”.

    Aos nossos olhos a dinastia “Pires”, José Herculano Pires e Heloísa Pires, insignes obreiros e zeladores da codificação honrosa de Kardec com Jesus – ajudando-nos a resolver um dos mais penosos males do nossos tempo – a Obsessão.

    Gratas e fraternas saudações

  2. José Lucas diz:

    Excelente livro para ler, reler, voltar a ler e estudar.
    Pequenino no tamanho mas enorme no conteúdo.
    5 estrelas:-)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s